sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Entrevista com Angela Bigal

Na minha prática como Professor acho muito importante utilizar todas as técnicas viáveis para chegarmos ao foco que é alfabetizar as nossas crianças, dentro dessa perspectiva eu ainda novo na profissão escuto e ouço para aprender e crescer mais na profissão, entrevistei ou melhor bati um papo com a Professora Angela Bigal, docente na rede de Guarulhos e que tem na sua pratica como Professora- Alfabetizadora o uso de projetos como ferramenta para ajudar os nossos jovens, confira a seguir.


Fale um pouco de sua experiência profissional?

Angela: Lecionei 2 anos no Colégio Decisão nos dois períodos, manhã e tarde. Trabalho atualmente na P.M.G. desde 1998, sendo 5 anos na área da Saúde e 12 anos na Educação.

Por que é importante o Professor Trabalhar com Projetos?

Angela: É de extrema importância que o professor planeje e organize sua rotina. Decidir o que é necessário e importante que o aluno aprenda e quais são as estratégias necessárias para a elaboração e explanação de conteúdos, requer cuidado para que estes estejam adequados à realidade do personagem central de nossa temática: nossos educandos.
O Projeto deve ser desenvolvido com intenções que justifique sua realização, possuindo características formativas para a reorientação dos educandos, ser elaborado a partir de um problema que afete os educandos, preferencialmente com a participação de todos os envolvidos, com o conhecimento prévio dos sentimentos e intencionalidade da comunidade que possibilite novas aprendizagens e estudo do meio para obtenção de dados que possibilite a efetiva orientação e intervenções necessárias das ações.
Um projeto articulado com os anseios dos educandos e comunidade e pautado nas necessidades educativas dos alunos, favorece aprendizagens e proporcionam o desenvolvimento de capacidade de organização.
A expressão “estudo do meio”, prática fundamental em uma comunidade educadora, pode fornecer dados importantes a respeito da realidade local, proporcionando ao educador desenvolver um determinado projeto didático que permita a interdisciplinaridade, englobando temáticas que possibilitem a inserção e englobamento de outras disciplinas ou conteúdos, que respeitam e respondam aos anseios da sociedade/comunidade atendida.
Um projeto pedagógico bem elaborado, com planejamento claro e dimensionado, possibilita a autonomia do educando e do coletivo, que contribui para o bom desenvolvimento do trabalho. O resultado deste planejamento possibilita a participação, a concretização e a divisão do trabalho com responsabilidade individual e coletiva dos educandos em todas as etapas do projeto.
Ao professor, cabe o papel de mediador, pois ele precisa considerar as necessidades e características cognitivas e culturais dos educandos.
Professora Angela Bigal



Quais Projetos você desenvolveu e quais gostaria de desenvolver?

AngelaDesenvolvi vários projetos, todos foram aplicados e ajustados no decorrer do processo, destaco os Projetos- Identidade:”Não há outro igual a você”, “Cantos e contos”, “Conhecendo Paul Klee”, e a menina dos meus olhos “Alfabetizando com os desenhos animados” e também desenvolver projetos voltados a diversidade e meio ambiente.

Para alfabetizar é valido o Professor utilizar todas as técnicas disponíveis?

       Angela:  Certamente o educador deve utilizar todas as técnicas disponíveis, só assim poderá atingir todos os educandos em suas diversidades e diferenças.

Como os Pais podem ajudar na alfabetização dos alunos?


AngelaOs pais podem ajudar e muito, com pequenas grandes ações, como deixar recadinhos e escrever cartas, montar lista de compras no supermercado, ler regras de jogos juntos, preparar receitas culinárias na presença da criança, ser modelo de leitor, ler histórias, confeccionar convites de aniversário com a criança, explorar rótulos de embalagens, aproveitar as situações de leitura na rua, montar uma agenda telefônica, entre outros.

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