segunda-feira, 18 de junho de 2018

Porque é ruim dar apenas quatro horas de aula por dia

                       
Ódio é uma palavra muito forte, mas é um sentimento que define a minha crítica, não se você clicou aqui pensando que eu estava falando de cunho pessoal que eu só falo isso porque quero trabalhar uma hora a mais se enganou, para mim é indiferente gosto de trabalhar de qualquer maneira seja em sala de aula ou nas formações que ministro para professores, minha vontade é acabar com esse horário pelo mal que o mesmo prega na educação.


Está lá na constituição que todos devem ter uma educação boa e de qualidade, a educação publica peca muito na prática, ela não acompanha a teoria, para mim como educador é humanamente impossível ensinar aquilo que quero para todos em 3 horas uteis de aula, sim porque eles entram as 11h e descontando entrada, saída, café, almoço e outras interrupções esse é o tempo útil que tenho, sem contar quando temos o professor especialista que é excelente mas que diminui ainda mais o tempo em sala de aula.

Na minha carreira como professor já passei por fases de otimismo, de pessimismo e hoje vivo a fase de realismo, não faço a melhor omelete, mas faço o que posso com o que tenho, me recuso a tirar cópia com meu dinheiro, mas respeito quem o faz e entendo, mas esse é outro assunto e divago. O que quero expressar aqui é uma hora a mais na educação e em uma rede como a de Guarulhos faz muita diferença.

A crítica também serve para o período da manha e da tarde, o que diferencia é que o Inter é pior e essa solução de três períodos só faz piorar a educação, são vários os dias em que um conteúdo meu é passado para o próximo dia, são vários dias que consigo dar apenas uma disciplina bem dada ao invés de trabalhar um conteúdo mais abrangente, uma hora faz muita diferença, sim em uma escola de dois períodos conseguia aprofundar melhor o conteúdo, olhar agenda e vistar cadernos em paz, hoje tenho que escolher um item para não fazer por falta de tempo, isso me faz como profissional ficar frustrado ficar triste, se sentir impotente diante da situação.

Minha solução para a educação? Não tenho! Apenas fico com minhas convicções que o Brasil de modo geral deveria investir em uma educação voltada para a integralidade, que a formação do indivíduo, da criança seja técnica e acadêmica e que possamos em um prazo de vinte a trinta anos a nossa escola seja forte e que não passamos vexame como a gente passa nos índices de educação que o mundo aponta. Mas esse meu sonho de uma escola pública na qual o aluno fique o dia inteiro na escola aprendendo é a curto prazo um sonho distante.
Enfim parece utópico o que falo e a curto prazo sei que não ira mudar muita coisa e que para chegar no estagio que eu sonho ira demorar muito, mas quem sabe um dia unifiquemos nas nossas redes e que com isso possamos ter tempo para trabalhar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário