terça-feira, 5 de agosto de 2014

Homens da Pedagogia as salas de aula

A história da Educação Brasileira mostra que os homens ocupam os cargos de educação do ensino médio ou de disciplinas do Fundamental II, recentemente li em uma pesquisa que os Professores PEBs ou PEIs representam 6% do universo total de professores dessas áreas sendo assim a minoria.Trabalho na rede de Guarulhos pelos dados estatísticos do site da prefeitura a aproximadamente cinco mil professores, contando o Infantil e a educação Básica, se aplicarmos esse número a rede de Guarulhos, uma rede grande da segunda maior cidade do nosso estado podemos chegar a um percentual um número de aproximadamente trezentos professores.
O Mercado do Magistério é dominado pelas mulheres, e nossa sociedade está acostumada a isso, na última década o número de homens no ensino emergiu. Vejo esse fato como positivo, a troca de experiências e de possibilidades de carreira são para ambos, quem disse que homem não pode ser professor infantil e que mulher não pode ser engenheira ou executiva de uma grande empresa. Os bons cargos existem para que as pessoas possam ocupa-los e isso independe se é homem ou mulher, que estejam lá pessoas competentes e que essas estejam lá por meritocracia.
 Fonte: Blog ME Eduque

Quando um homem decide fazer pedagogia e seguir carreira no magistério, deve estar ciente que a todo momento vai passar por desafios e ficar diante dos preconceitos da nossa sociedade, ouvir a pergunta por que você faz Pedagogia? É apenas o começo, ao passar pelo processo da faculdade e vencer um concurso público vem mais um desafio a prova diária de mostrar que você é um bom profissional e que tem ideias para ajudar a desenvolver a nossa educação.
Educar é uma tarefa formativa envolve muitas coisas, não é cuidar, professor não é cuide iro. Ensinar envolve uma gama de fatores e de características peculiares que vão ajudar na moldura do caráter de crianças. O Ser Pedagogo que leva a profissão a sério está no mercado vencendo desafios e a cada dia superando em sua prática docente novos desafios e vencendo barreiras.

Nessa jornada minha no universo Pedagogia - Sala de aula esbarrei com alguns colegas seja na escola ou no trabalho, eles estão por ai realizando seus trabalhos, seja na educação infantil, educação básica, Recursos Humanos ou em Projetos, Pessoas sérias que assim como eu escolheram a área de educação para ganhar a vida e melhorar com sua parcela a nossa sociedade.

Um comentário:

  1. É muito legal ser homem nessa área né? Eu vejo isso como uma evolução e as professoras ficam abismadas... É legal quando a gente supera expectativas e assim quebramos paradigmas! Existem poucas pesquisas com esse assunto, mas creio que daqui há uns tempos teremos dados mais concretos e discutidos, afinal, nós sabemos que, ser homem em qualquer etapa da educação básica tem diferenças de tratamento dos alunos, de aprendizagem, afetivas, enfim. Vamos formar bons cidadãos!!! Abraços

    ResponderExcluir